Nicolina Oliveira de Souza
História de vida da mulher que transborda e contagia a todos com sua alegria, Nicolina Oliveira de Souza nasceu na cidade de Rosário Oeste no dia 15/05/1937 filha de Maria Vivência de Souza (ai não informado) vem de uma família de 3 irmãs e 2 irmãos, desses apenas ela e uma irmã que ainda estão vivas. Teve uma infância sofrida de muitas dificuldades, sempre trabalhou na roça e não teve oportunidade para estudar. Teve sua primeira filha aos 19 anos e foi abandonada pelo marido, diante das dificuldades essa filha foi criada pela tia e pela avó. Casou se novamente e dessa união teve mais quatro filhos, sendo três meninas e um menino, que foram criados na roça e trabalhando todos juntos. Ainda com os filhos pequenos ficou viúva, foi morar juntamente com seu irmão na Fazenda dos Padres, lá continuou trabalhando para criar seus filhos que ainda eram pequenos.
Anos depois conheceu Virgílio Antônio de Almeida (In memoriam) e juntos foram morar no Batistinha, lá continuaram trabalhando para criar as crianças, se mudaram para Água Fria, onde ela pegou malária e quase morreu, mas com a graça de Deus e ajuda do compadre Francisco que a socorreu e levou para o hospital pode se recuperar, diante da gravidade da saúde não pode mais voltar para a roça, mudou se para um sitio as margens da BR 364. Anos depois se mudaram para o Bairro Novo Diamantino, onde ainda era só cerrado, juntamente com seu esposo e os outros moradores construíram a mão suas próprias casas feitas de barro (ainda tem um pedaço dessa casa aqui no quintal), teve mais 3 filhos , sendo 2 meninas e 1 menino, continuou trabalhando para criar seus filhos. Cuidou por vários anos do seu esposo que ficou acamado. Sempre foi uma mulher forte e guerreira, apesar de todas as dificuldades da vida nunca fraquejou e buscou da melhor forma criar e encaminhar seus filhos no caminho do bem e hoje ela se orgulha de todos. Com 83 anos de idade, D. Nicolina é mãe de 8 filhos, vó de 26 netos, bisavó de 24 bisnetos e tataravó de 1 tataraneto. D. Nicolina ainda possui vários netos de coração, pois é amada e querida por muitos.
Aposentada e artesã, nos dias de hoje usa sua arte para tear tapetes a moda antiga e ama sua arte. Mulher de fé, valente, forte e de uma saúde impecável e de muita história para contar.