Antonio Praxedes Capistrano recebe de Moção de Aplausos
No dia 30 de Novembro de 2020 na 37ª Sessão Ordinária de 2020, os Vereadores que integram a Câmara Municipal de Diamantino/MT, por iniciativa do Vereador Edilson Mota Sampaio, usando das atribuições desta Casa de Leis, homenageou e entregou uma MOÇÃO DE APLAUSO ao Senhor ANTONIO PRAXEDES CAPISTRANO, para parabenizá-lo pelos relevantes serviços prestado a ECT – Empresa de Correios Telégrafos desde que ingressou na empresa em 12 de dezembro de 1977, onde trabalhou por 39 anos, 4 meses e 5 dias., que tinha como lema “atender bem, para atender sempre”. Sr. Antonio sempre foi dedicado naquilo que fazia, servia a comunidade, motivo pelo qual foi trabalhar. Nas comunicações que também já havia sido introduzido na família, como o avô Frederico Paes de Barros e os tios Manoel e Aureliano Praxedes da Silva que trabalharam com o Marechal Rondon, nas linhas telegráficas de Mato Grosso ao Estado de Rondônia, passaram muitas dificuldades naquela época. A família data-se no município a 202 anos, oriundos do Estado do Pará.
Antonio Praxedes como é conhecimento na cidade, foi o primeiro diamantinense a trabalhar e aposentar pela ECT, trabalhou até o dia 17 de abril de 2017, ingressou na empresa na função de carteiro e foi galgando degraus até chegar a técnico pleno da empresa, um cargo bastante cobiçado, pois em Mato Grosso eram poucas pessoas a chegar nesse cargo, numa empresa que estava entre 85 a 95% de aprovação pela população e se chamava de auto confiança e satisfação para atingir sempre a eficácia. Nessa trajetória não foi nada fácil, havia muitas barreiras que tiveram que ultrapassar, problemas do dia a dia, cargas que atrasavam, caminhão que quebravam na estrada e precisavam dar um jeito de socorre-los para que a carga chegasse a contento a população.
Enfrentou muitas greves e respeitava os colegas grevistas, mas buscava alternativas para resolver a situação e por muitas vezes virava motorista para realizar as entregas nessa ocasião de greve. Nunca deixou de atender a população, pois não queria ser responsável por derrubar a qualidade dos ótimos serviços prestados, além do mais sempre teve uma grande equipe de trabalho, como carteiro, atendentes, motoristas, pessoal da manutenção e limpeza e outros.
Durante a vida prestando serviços a ECT, participou de muitos treinamentos em vários estados brasileiro, bem como de grandes movimentos da integração que a ECT promovia, tais como: festivais de música, palestras, futebol, encontro regionais, natal dos correios, coral e outros. Em muitos festivais de música levava os filhos para participarem, dando incentivo aos filhos que gostavam de cantar e de se fazerem presentes nos eventos.
Senhor Antonio Praxedes relata que, no ido da década de 2000, apoiou a criação de várias AGCS – Agências de Correios Comunitárias , no Bairro Novo Diamantino, Comunidade de Deciolândia e Agrovila Bojuí, todas funcionando até hoje, uma parceria dos Correios com a Prefeitura Municipal de Diamantino, foi uma luta para obter essa conquista. No caso a agência de Deciolândia, foi uma reunião com os produtores e moradores daquela localidade que possibilitou a abertura da agência. Vale ressaltar o esforço do então Vereador Edilson Mota Sampaio, hoje Presidente dessa Casa de Leis, esforço esse para que essa unidade de Correios viesse a funcionar. Edilson que sempre buscava a parceria e como não havia e ainda não tem uma linha de ônibus regular que passasse por ali para trazer ou levar as cargas, o próprio Vereador ou outras pessoas indicadas que traziam e levavam toda carga destinadas aos moradores ou empresas da Comunidade Deciolândia, que em nosso do Vereador e Presidente Edilson, agradeceu aos demais envolvidos que são muitos nessa operação. Considerando que do ano de 1994 à 2003 elevou a categoria da unidade de Diamantino, para a categoria II, ficando apenas atrás da agência Central/MT.
Senhor Antonio Praxedes, sempre teve bom relacionamento com todos da empresa ECT, como chefes, diretores e funcionários em gral. Quando ingressou na empresa, trabalhou com o Código Morse, rádio telégrafos, telefone, telex e até o dia de hoje com o sistema de internet.
O Poder Legislativo expressou o mais sincero reconhecimento pelos serviços prestados a frente da Empresa ETC durante esses 39 anos .
Diamantino, 30 de novembro de 2020.